Todas as categorias Pós-Graduação Estou no último ano da graduação. Posso começar a pós já?

Estou no último ano da graduação. Posso começar a pós já?

Normalmente, não (leia até o final!)

Muito embora recebamos pedidos de interessados todos anos nessa situação, não podemos aceitar matrículas de indivíduos que ainda não concluíram uma graduação.

Conforme dispõe o § 3º, do Art. 1º, da Resolução CNE/CES/MEC nº 1, de 8 de junho de 2007, a exigência mínima para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu é a apresentação de diploma de curso de graduação ou demais cursos superiores - o que nos impede, por obrigação legal, de aceitar alunos fora dessa condição.

Portanto, para que possa realizar matricula regularmente, é necessário que o aluno apresente documentação comprobatória de que já concluiu ou concluirá curso de graduação até o data de início das aulas da pós-graduação.

Mas eu vou concluir a graduação no fim do semestre/ano, só não tenho o diploma em mãos ainda!

Caso você já tenha concluído todos os créditos de sua graduação e esteja apenas aguardando a formatura, entretanto, você pode realizar sua matrícula sem qualquer problema.

Como dito, a pendência de apresentação do diploma de conclusão da graduação (ou documento equivalente) é cobrada apenas no momento do início das aulas da pós. Se você encontra-se no hiato entre o fim da sua graduação e sua colação de grau, portanto, pode realizar sua matrícula e enviar a documentação assim que recebê-la.

Este artigo foi útil?

Thanks for your feedback!